segunda-feira, 10 de março de 2008

SAL & AROMAS CONQUISTA TROFÉU DE PRODUTO DO ANO

Através de uma eleição feita por milhares de consumidores, os produtos Sal & Aromas foram galardoados com o Prémio de Marketing Inovação - Eleito Produto do Ano.


Com apenas quatro anos de existência, esta empresa de Ponte de Sor prima pela sua capacidade de inovação e aposta na qualidade dos seus produtos.

Foi no Casino de Lisboa que, a 18 de Fevereiro, Pedro Pranto e Humberto Lobato, sócios gerentes da firma Sal & Aromas receberam o troféu de Produto do Ano, na categoria de Temperos e Condimentos. O evento distinguiu mais de 70 produtos, nas mais diferentes categorias, desde a alimentação, passando pela bricolage e produtos de higiene, entre outros.



Encontrando-se neste momento a desenvolver o canal Horeca (hotéis e restauração), Pedro Pranto conta que a Sal & Aromas foi convidada a apresentar um produto para se candidatar ao Prémio de Marketing e Inovação - Eleito Produto do Ano pelos consumidores. Lançado em França em 1987 e presente em toda a Europa, o Produto do Ano
é a única iniciativa em que o consumidor decide quais são os produtos mais inovadores em cada mercado e categoria. Pedro Pranto revela que os produtos da Sal & Aromas foram competir com uma série de outras empresas internacionais, mas com produção em Portugal. Numa primeira fase, através da Associação Industrial Portuguesa e de outras entidades que fazem a apreciação do produto e elegem aqueles que melhor capacidade têm de apresentação e qualidade e que, posteriormente, vão mesmo para o posto de venda para fazer uma apreciação junto dos consumidores e foi nessa terceira fase que nós chegámos às semi-finais com quatro concorrentes, onde acabámos por ganhar, recorda.

Afirmando que tínhamos muita vontade de ganhar e, por isso, o esforço foi nesse sentido, o sócio gerente afirma que ser eleito Produto do Ano é uma recompensa, uma vez que a empresa tem apenas cerca de quatro anos de mercado. Não há nada mais reconfortante do que poder ver, de alguma forma, que há um reconhecimento e
uma apreciação pelo trabalho que se faz, frisa. Pedro Pranto salienta ainda que Ponte de Sor, apesar de não ter salinas nem mar, tem uma grande tradição na indústria de temperos. Assim, isto nasce um bocado de tentar trazer um produto que nós já tínhamos e trabalhávamos há muitos anos, mas sem valor acrescentado. Tendo como objectivo principal a comercialização de sal, esta empresa retira a sua matéria-prima directamente das costas típicas portuguesas, nomeadamente numa salina que pertence à família e que se encontra no Algarve. Nós estávamos a vender no circuito tradicional do sal (conservas, indústrias cárnicas e o sal de menor qualidade para rações de animais) e sem dúvida que isto é o tentar dar a volta ao prego e tentar acrescentar um pouco mais à empresa e valor acrescentado ao produto, declara Pedro Pranto.



Depois de ter conquistado o Prémio do Ano, a Sal & Aromas foi convidada para participar numa feira em Parma (Itália). Lamentando que, neste momento, não temos condições de responder, porque estamos a desenvolver as embalagens e isso requer uma atenção extrema, o sócio gerente revela que, para o ano vai fazer os possíveis para ingressar neste certame italiano, bem como em Madrid, cidade para a qual a empresa também já foi convidada.

Aposta na qualidade e inovação

A 28 de Abril de 2004 nascia em Ponte de Sor, pela mão de Pedro Pranto e Humberto Lobato, a empresa Sal & Aromas - Indústria e Comércio de Temperos. A empresa surge com uma ideia de tentar enriquecer o circuito e comercialização do sal marinho, um produto desvalorizado comercialmente pelas normas de higiene e segurança alimentar. Pedro Pranto salienta o facto de a família ter umas salinas com um produto puro e certificado e que, comercialmente, não estava a ser favorecido pelo preço. Neste sentido, nasceu a necessidade de tentar enriquecer o produto, aliado ao facto de o sócio ter muita experiência na indústria de temperos e condimentos. Aliou isso ao produto que seria o sal temperado que permite hoje em dia, como as pessoas têm cada vez menos tempo quando chegam a casa, poderem temperar os pratos de uma forma tradicional e com os produtos num único só, explica o sócio.

Pedro Pranto avança que, em conjunto com o seu sócio, tentaram criar uma empresa com uma imagem de inovação e daí uma certa insistência em tentar conseguir um rótulo diferente que chamasse a atenção às pessoas, porque o sal, uma vez misturado com as ervas, aparentemente é todo igual. Neste sentido, tentaram diferenciar-se através das cores, logótipos, recomendação e fim para o qual é utilizado. A Flor de Sal é, por excelência, o produto da gama que a empresa desenvolve, aquele que mais define a sua imagem e, acima de tudo, a sua qualidade. Para além da Flor de Sal, a Sal & Aromas apresenta combinações de sal marinho com as mais variadas ervas aromáticas. Destas junções surge a gama de sal temperado que confere sabores e paladares únicos aos pratos de carne e peixe, bem como sopas, massas e até no tempero de saladas. Pedro Pranto realça ainda o Tempera Tudo Especial Gourmet. Na sua opinião, este é o campeão, porque permite de alguma forma passar por cima dos outros e é preciso ter cuidado porque depois as pessoas podem pensar que compram este e não os outros.

A Sal & Aromas começou por concorre a mercados que já tinham alguma tradição nos temperos, mas não tinham em Flor de Sal, caso do Canadá, Estados Unidos, Holanda e mais tarde o Luxemburgo. Iniciámos com amostras nas feiras e mais tarde degustações para as pessoas e começou a correr bem. Fomos refinando a apresentação e fomo-nos centrando nas vendas e, em determinada altura, começámos a ver que, se calhar, tínhamos que diferenciar, pois a apresentação já não era a mais adequada e já não estávamos a dar o valor acrescentado que queríamos ao produto, revela Pedro Pranto, acrescentando que, em 2006, a empresa começou a modificar as embalagens e os rótulos, porque o produto, sendo sempre o mesmo, a apresentação, para quem não conhece, pode ser susceptível de interpretações várias ou não, depende da linha do supermercado onde estiver colocado. Com a nova apresentação as vendas aumentaram e o canal Gourmet começou a demandar menores quantidades com uma apresentação tradicional que era o vidro. Para o sócio gerente, hoje em dia, já não se justifica utilizar o vidro, porque o preço do transporte varia em função do peso, e uma embalagem de PET é tão digna ou mais do que a de vidro, e para a exportação era muito melhor trabalhar uma embalagem de PET que sofre menos quebras. Pedro Pranto e Humberto Lobato começaram a pensar que deveriam entrar no canal Horeca e, por isso, iniciaram a procura de embalagens com um peso superior, pois não tem sentido pagar uma embalagem pequena quando se necessita maior quantidade. O sócio gerente destaca também o canal Gourmet, para o qual especializam uma embalagem mais pequena, em menor quantidade e melhor apresentação, essencialmente para o estrangeiro, porque é o mercado que o exige. Aeroportos e lojas especializadas em Gourmet são as primeiras a pedir-nos e a empurrar-nos e que, de alguma forma, alentam um bocado o nosso sonho, afirma.

Futuro: nova fábrica e mais postos de trabalho

A Sal & Aromas é uma empresa jovem e dinâmica, sempre na vanguarda da inovação. Consciente de que só apostando na qualidade vai continuar a surpreender o mercado com os seus produtos, Pedro Pranto anuncia que, dentro em breve, serão introduzidos mais quatro aromas. Contando actualmente com pessoas a trabalhar na produção, quatro na comercialização e quatro em administrativos, o sócio gerente revela que, com o nascimento da nova fábrica, dentro de cerca de dois anos, estes números irão para o dobro.


Note-se que a exportação começou por ter um peso muito significativo no início da formação da empresa, porque exista uma apetência maior nos mercados internacionais a este tipo de produto.
Temos vindo a fazer o acompanhamento e as conclusões são que a exportação, que tinham um peso inicial na ordem dos 60 por cento, neste momento tem 40. Isso não significa que tenha diminuído, antes pelo contrário, continua a aumentar, só que o mercado interno começou a acordar para este tipo de coisas e o peso da facturação aumentou muito devido à procura interna, admite Pedro Pranto que considera que este produto é um êxito e funciona. O sócio gerente avança que o volume de negócios aumentou, mas aumentou muito mais o mercado interno, e hoje em dia já se podem encontrar em qualquer tipo de superfície. No exterior, anuncia que há dois ou três projectos que ainda estão numa fase de apreciação interna, pois não se podem divulgar os objectivos porque já se começa a copiar muita coisa.

Neste momento, a Sal & Aromas, que nasceu com capital próprio, já factura, já se vêm alguns números, é muito saudável, e sem endividamentos, manifesta Pedro Pranto. Apesar de ter apostado, no início, em capitais próprios, o sócio gerente acredita que, no futuro, com o aumento da facturação e com a renovação da fábrica, talvez tenhamos de recorrer a capitais alheios.

Produtos

A Sal & Aromas apresenta a Flor de Sal, que é o que se pode considerar um presente raro da natureza, pois é fruto de uma harmoniosa associação entre a água do mar, o sol e o vento. A sua composição, à base de 82 minerais diferentes, apresenta propriedades que, para além de realçarem o sabor dos alimentos, são indispensáveis ao organismo humano. A Flor da Rosa da empresa de Ponte de Sor é recolhida nas salinas típicas da costa portuguesa e aromatizada naturalmente com ervas, temperos e especiarias.
Na gama dos produtos Sal & Aromas, comercializados pela empresa Pimensor, encontram-se ainda várias combinações de sal com diferentes ervas aromáticas conferindo, desta forma, excelentes sabores aos mais diversos pratos de carne, peixe, aves e massas, bem como no tempero de saladas.




Catarina Lopes
Fonte Nova

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2 Comments:

At 14 de março de 2008 às 18:30, Anonymous Anónimo said...

tudo o que nao seja intriga e for caso de sucesso é remetido automaticamente para a indiferença. Ora aqui está um post de que me orgulho. É destes casos de sucesso que permanecem umas restias de orgulho por ser cidadão desta terra horrível de gente ainda pior. Parabens aos socios e a todos os intervenientes nesta marca que marca presença em muitos lugares do mundo.

 
At 9 de abril de 2013 às 19:18, Blogger Carla Pica said...

Boa tarde.
Onde posso encontrar este sal á venda?
Sempre comprei e adoro, mas agora não o encontro.
Estou a acabar o último sal p saladas e quero mais!

 

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