quarta-feira, 2 de outubro de 2013

UMA ENCRUZILHADA DO PS

O PS ganhou, o PSD perdeu. 
Ambos estrondosamente. 
E nós? 
Pedro Passos Coelho, solene e severo, advertiu logo que tudo vai ficar na mesma, porque o "rumo prossegue". 
O líder "social-democrata" está no seu papel de duro e implacável, embora os resultados das eleições possam, e devam, ter uma interpretação nacional. 
Essa interpretação resulta numa evidência: o País está cansado deste Governo. 


Ante a insistente indiferença das palavras de Passos e o paulatino mutismo de Seguro, as horas têm decorrido na paz dos anjos. 
O Executivo arrasta-se numa irremediável degenerescência, e estas eleições confirmaram o seu penoso estado cataléptico. 
A confirmar-se o que se pressente, o PS está à beira do poder, o que causa festiva perplexidade nos seus áulicos e razoável inquietação nos portugueses. 
Que fará António José Seguro nessa previsibilidade? Restaurará o que resta ao PS de um vago "socialismo", cuja natureza e objectivos fundadores estão cada vez mais longe? 
Ou continuará nesta ambiguidade e evasiva ideológicas, em que até o punho esquerdo cerrado e erguido desapareceu da liturgia? 
A vitória obtida agora não significa que o bulício interno contra Seguro irá sossegar. E a estrepitosa vantagem em Lisboa de António Costa aumenta a predisposição para o conflito. 
Diz-se que foi apesar de Seguro que o PS saiu ganhador da contenda, também ela marcada pela decadência dos "sociais-democratas", cujas escolhas nominais para as autárquicas se pautaram por total disparate. 
Seja como for, o PS está numa encruzilhada dilemática, desprovido de doutrina e com um secretário-geral débil, sem aplomb, sem garra e sem fibra. 
Por outro lado, a subida vertiginosa da CDU é de molde a causar preocupações a um partido cuja propensão histórica é a de se aliar à Direita. 
Uma CDU forte causa sempre embaraço no PS, mais acentuado, agora, esse embaraço com a queda do Bloco de Esquerda, eventualmente o apoio desejado por alguns sectores "socialistas" e não enjeitado por dirigentes "bloquistas", que viam nessa possibilidade uma vereda para o poder. 
A ascensão do PS não deixa de causar problemas à actual direcção. 
Porque a vitória não foi escassa nem mitigada, a exigência de uma responsabilidade séria, que corresponda aos desígnios expressos pelos votos, exige alterações substanciais na orientação do partido. 
Com perdão da palavra, mas, francamente, não me parece que António José Seguro seja capaz de inverter a marcha por ele próprio seguida e que tem desfigurado a essência do que deverá ser um partido socialista. 
O progresso da CDU deve-se, igualmente, à deformação política, ideológica, moral e ética do PS. 
Não tenhamos dúvidas. 
A instância de uma "alternativa", em vez da habitual sordidez da "alternância", é uma imposição da própria evolução dos tempos, cujas incertezas intimam a respostas ajustadas e honestas.

B.B.

Etiquetas:

50 Comments:

At 2 de outubro de 2013 às 16:07, Anonymous Anónimo said...

Sá Carneiro deve estar as voltas no caixão.

 
At 2 de outubro de 2013 às 16:56, Anonymous Anónimo said...

O Sá Carneiro há muito que tinha saido do partido, não era agora. Querem comparar o nivel de Sá Carneiro, com os lideres do PSD dos ultimos 20 anos?

 
At 2 de outubro de 2013 às 19:00, Anonymous Anónimo said...

E não falam da "encavadela" que os comunas de Ponte de Sor levaram ?.

 
At 2 de outubro de 2013 às 22:17, Anonymous Anónimo said...

Esse Cabrão chulo porco tanto fala nos comunas fala nos chulos do PS que só ajudam os ciganos tu deves ser um desses vai-te encher de moscas porco

 
At 2 de outubro de 2013 às 22:17, Anonymous Anónimo said...

Quem és rapazinho ??? não estou a ver !!!os Comunas(EU NAO SOU)levaram ancavadela porquê ??? mantiveram os mesmos Vereadores, acho que aumentaram até os votos....

Perderam a Junta das Galveias ?foi ?? mas isso interessa a alguém ?? Tenho pena do Larangeira que devia saber onde se está a meter novamente....

Não Ganharam a Camara ?? foi isso??

Mas esta Camara que o Pintinho construiu nestes 20 Anos interessa a alguém ?? Vicios do pior que pode ser,Ciganos,tendeiros, ex.presionários,vadios, caluteiros.drogados, e até Paneleiros e putas, são a maior parte dos que trabalham para essa Linda camara...isso interessa a alguém ???
Tenho pena do rapaz que ganhou a Camara..não sabe onde se etá a meter...quando tiveres de começar a pagar as dividas que estão escondidas, jogo verás de herdaste: Uma camara Rica ou Endividada...

Jose Zeferino

 
At 2 de outubro de 2013 às 22:33, Anonymous Anónimo said...

Vitória?
Derrota?

Ambos os partidos perderam mais de 1.000.000 de votos.

O povo começa a estar farto.

 
At 2 de outubro de 2013 às 23:43, Anonymous Anónimo said...

Para o Zé Zeferino.
Mas a tua mulher não trabalha na Câmara de Ponte de Sor ?.

 
At 3 de outubro de 2013 às 10:41, Anonymous Anónimo said...

O PS não ganhou quase nada. Perdeu votos, perdeu câmaras importantes (Braga, Évora, Beja e Guarda)e ganhou muitas apenas por desaparecimento do PSD.

Notem que os movimentos independentes (os verdadeiramente independentes) ganharam muito terreno, sobretudo ao nível das freguesias. Em Lisboa, por exemplo, tiveram 11 eleitos e venceram a freguesia do Parque das Nações (que tem mais eleitores que o concelho de Ponte de Sor).

Em Ponte de Sor, não há duvidas: vitória do PS; empate com sabor a derrota do PC; tareia monumental do PSD.

 
At 3 de outubro de 2013 às 13:19, Anonymous Anónimo said...

PAra mim, há 3 e apenas 3, vitoriosos neste processo.

Taveira, que escolheu o Hugo e preparou-lhe tudo. Podia ter corrido mal, como com tantos ao longo dos anos. Foi uma escolha pessoal e exclusiva.

Hugo, que soube aguentar a pressão. Mas deve tudo ao Pinto. Esta divida tem juros altos e o Pinto sabe cobrar caro. Vai ser o maior adversário dele.

Laranjeira, que preparou habilmente a sua candidatura. A vitoria em Galveias é só dele, Nada deve ao Pinto, a não ser a razao de há 4 anos.

 
At 3 de outubro de 2013 às 14:21, Anonymous Anónimo said...

As habilidades nunca deram, bom resultado, nem em futebol,hoje seja onde fôr trabalha-se em equipa.
Vamos aguardar aonde a preparação o vai levar.

 
At 3 de outubro de 2013 às 15:10, Anonymous Anónimo said...

Então empregos?
Quantos postos de trabalho vão criar?

 
At 3 de outubro de 2013 às 21:31, Anonymous Anónimo said...

Fio de Prumo
Revolta dos porteiros

Estas eleições autárquicas trouxeram uma profunda renovação dos protagonistas, mais de metade dos presidentes de câmara é estreante no cargo.

Mas, provavelmente, as más práticas, os velhos defeitos, os negócios escuros de sempre, continuarão o seu caminho.

O poder local pode maquilhar-se, mas dificilmente se reformará. Continuará refém dum pequeno grupo de corruptos. A dimensão deste grupo estima-se em pouco mais de dez por cento, constituem uma minoria, é certo, mas uma minoria que domina mais de noventa por cento dos negócios. São os presidentes de câmara e vereadores do urbanismo que permitem valorizações de terrenos da ordem de mais de 700 por cento aos financiadores dos partidos; são os vereadores da via pública que contratam obras por preços obscenos e que permitem ainda derrapagens nos valores contratados; são os detentores dos pelouros de ambiente que concebem modelos de parcerias público-privadas na distribuição de água, com elevada rentabilidade para os concessionários e cujo risco corre por conta do erário público. Estes políticos alienam o poder popular a troco de inúmeras vantagens pessoais. Prostituem a sua função.

A maioria dos autarcas é, apesar de tudo, gente materialmente séria. Exerce as suas funções com dedicação e competência, não usufrui de benefícios materiais ilícitos. Mas ao silenciarem-se perante os corruptos, são igualmente responsáveis. Estão anestesiados pelas benesses que os lugares lhes concedem.

O exercício do cargo de vereador confere prestígio social, permite a obtenção de empregos para protegidos, acelera autorizações para realização de obras em casa da sogra, facilita a atribuição de um qualquer fundo europeu para uma empresa de familiares. A proximidade do poder traz muitas vantagens de que estes atores não querem abdicar. Deslumbrados, e apesar de conhecedores dos mecanismos de corrupção com que convivem, tentam demarcar-se. Mas são igualmente cúmplices. Como reza o ditado, "é tão ladrão o que vai à horta como o que fica à porta". E a maioria destes políticos são os porteiros. Só a sua revolta e a denúncia face às situações que tão bem conhecem poderia regenerar o poder autárquico.

PAULO MORAIS
In:CORREIO DA MANHÃ
1-Outubro-2013

 
At 4 de outubro de 2013 às 18:26, Anonymous Anónimo said...

vão continuar mais quatro anos a falar destas merdas.

votam sempre nos mesmos, só têm o que merecem.

quando os ciganos, vadios, outros preguiçosos e aqueles que sem qualquer mérito continuarem a entrar na câmara e vocês que trabalham continuarem a ser incavados para haver dinheiro para esta gente, talvez abram os olhos e deixem de votar no PS e na CDU que levaram esta terra para a porcaria sem fututo que é hoje.

 
At 4 de outubro de 2013 às 18:26, Anonymous Anónimo said...

vão continuar mais quatro anos a falar destas merdas.

votam sempre nos mesmos, só têm o que merecem.

quando os ciganos, vadios, outros preguiçosos e aqueles que sem qualquer mérito continuarem a entrar na câmara e vocês que trabalham continuarem a ser incavados para haver dinheiro para esta gente, talvez abram os olhos e deixem de votar no PS e na CDU que levaram esta terra para a porcaria sem fututo que é hoje.

 
At 4 de outubro de 2013 às 19:27, Anonymous Anónimo said...

Quem és tu rapaz do último comentário ?? quantos anos tens ??

Olha que os XUXAS (PS)jálá estão à 20 Anos !!!!

à 20 anos atrás as coisas não eram assim...tihna se de fazer contas...
Se calhar tambem votaste nos XUXINHAS para que estás agora a apresentar quexinhas.....

Jose Zeferino

 
At 5 de outubro de 2013 às 14:28, Anonymous Anónimo said...



Laranjeira era para te dar mais uns dias de descanço, mas não já chega,tens de voltar ao trabalho, eu já comecei dia 30,ou pensavas que éramos todos como os opositores que tiveste nas eleições, serviram-te exatamente como querias,ainda te ficas-te a rir.
Porque sei exatamente como és, lembro-te, em cada dois Galveenses um não pode contigo, e a outra metade está de olho em ti esperando que cumpras o prometido, não sei se deva ajudar na justiça popular, se te denuncie ás autoridades, sei lá, um pouco de paz podre para já parece-me adequado, sou paciente, muito paciente, posso esperar.
Se pensar-mos bem a justiça popular levarte-á aos tribunais.
Até um dia destes.



 
At 6 de outubro de 2013 às 15:50, Anonymous Anónimo said...

Tanto partir de cornos e fuças, apos as eleições, mas....
Falam, falam, falam, e não fazem nada.

Veem para aqui mandar postas de pescada e se calhar tambem teem o rabo entalado. Ou pior, as mulheres andam a subir na horizontal, eles sabem e nada.
Cambada de palhaços.

 
At 6 de outubro de 2013 às 23:23, Anonymous Anónimo said...

haahhahaha é verdade. Os pseudóminos são:

Zé Bastião

João Algarvio

Zeferino ou algo do género.

 
At 7 de outubro de 2013 às 21:01, Anonymous Anónimo said...

O REGRESSO DO HOMEM DA FARMACIA,O FARMACEUTICO SERA O PROXIMO PRESIDENTE DA JUNTA DAS GALVEIAS E ESTA HEIN!!
PINTO ES UM GENIO!!

 
At 7 de outubro de 2013 às 21:59, Anonymous Anónimo said...

As pessoas perdem a vergonha que tinham....Então o Pastilhas(homem da farmácia)e o Pintinho não se podiam ver na Assambleia Municipal que não ficassem logo pegados e agora aceita ser eleito nesta lista !!! de pessoas que até o maltratavam !! Antº João para mim desceste ao mais baixo nivel...se o teu Pai cá tivesse morria de desgosto ao verte neste grupo.......

 
At 7 de outubro de 2013 às 22:16, Anonymous Anónimo said...

Este Pinto na verdade não dá ponto sem nó, alguma ele tinha de ter na manga, alguma vez ele ía ceder a chantagens, eheheheh

 
At 8 de outubro de 2013 às 08:54, Anonymous Anónimo said...

lol o pastilhas nunca mais vai ser presidente da junta das galveias. so diz isso quem anda a leste da situação em galveias...lol ele anda a ser preparado e para outro lugar daqui a 4 anos lol

 
At 8 de outubro de 2013 às 15:27, Anonymous Anónimo said...

O pastilhas não tem hipóteses nenhumas de voltar a ser presidente de junta das galveias. Aliás, digo mesmo que nestas eleições, perdia certamente as eleiçoes para a Maria do CDS, tal é o amor que os galveenses tem dele. Para não falar que as habilidades do pinto, pouco valem, existe sempre a possibilidade independente.
O que parece é que o Pastilhas está a ser preparado mesmo para a Câmara, ou assumir o lugar de Presidente ou enquanto vereador,o tempo irá dar a resposta.

 
At 12 de outubro de 2013 às 11:48, Anonymous Anónimo said...

Então os palhaços que andavam por aí já de faca afiada para cortar cabeças como eles diziam. Onde é que eles andam????
Nem piam???

 
At 12 de outubro de 2013 às 13:33, Anonymous Anónimo said...

http://2.bp.blogspot.com/_14bbQDssDE4/TTtlYo1gQPI/AAAAAAAABtk/Q0ACIP7Hkpk/s1600/IV-+A+Rhetorica+Parlamentar-+o+grande+papagaio-litografia+colorida.jpg

É isto que eles são ahhahahahaha

 
At 12 de outubro de 2013 às 16:55, Anonymous Anónimo said...

As pessoas que fizeram esses comentários, alguns certamente era só para assustar.....outros talvez não, mas diziam que era depois de não ser Presidente..ao que parece ainda o é...ou já foram as tomadas de posse ????

João Ribeiro

 
At 12 de outubro de 2013 às 23:44, Anonymous Anónimo said...

Então ò Comentador das 11:48..não respondes à pergunta ???ou nem sabes se ainda o é..e se calhar nem sabes o que é tomada de posse...

Responde ao sr. Ribeiro

 
At 16 de outubro de 2013 às 16:18, Anonymous Anónimo said...

Estão abertas as inscrições para o jantar da próxima sexta feira. Agora é que se vão ver os amigos e os outros.

 
At 16 de outubro de 2013 às 16:55, Anonymous Anónimo said...

ainda o é até domingo e continuará por mais 4 anos ! e repito só um trouxa atacava já a seguir. nem todos são burros ou têm capacidades aduiridas de praticar o terror !!!! mas nesta cidade existem alguns... e são dos pobres...

 
At 16 de outubro de 2013 às 16:59, Anonymous Anónimo said...

tudo isso envolve logistica, meios de escape, individuos a dar apoio pois estragar a vida, o pinto ainda se ficava a rir... se fosse eu teria tudo isso em conta...

 
At 18 de outubro de 2013 às 16:51, Anonymous Anónimo said...

Não me apetece fazer jantar. como é? o Pinto hoje paga a conta do bolso dele?

 
At 18 de outubro de 2013 às 17:08, Anonymous Anónimo said...

As eleições foram bem claras, as anedotas da CDU não fazem NADA além de impedir que se faça alguma coisa, nem servem para corigir nada. RUA não fazem cá falta nenhuma. Mais uns a ganhar á nossa custa. Além de não serem diferentes dos outro são burros!!!

 
At 18 de outubro de 2013 às 19:15, Anonymous Anónimo said...

Boa eu acho que burra é a pessoa que eescreveu este último comentário, ou está com o tinto, alguma erva talvez. Os vereadores desse partido não são assalariados, e nunca impediram nada pois o município com maioria faz o que entende. Mas percebe.se que são pessoas bem formadas e informadas como o dito que deram a maioria, ou então será que pertence aos 40% de abstenção !? A m.. é a mesma o cheiro é que é diferente

 
At 22 de outubro de 2013 às 03:24, Anonymous Anónimo said...

Até me dá pena ver o Rui Jorge com tanta entrega na campanha para depois ficar só a bater palmas.

 
At 22 de outubro de 2013 às 23:15, Anonymous Anónimo said...

Será que fica sá a bater palmas ??? se calhar o Rui Jorge vem a ter algum proveito.....

Mas muitos outros serámesmo só o bater palmas............

Joao Cebola

 
At 24 de outubro de 2013 às 14:50, Anonymous Anónimo said...

E a mobília de sala em cerejeira que foi entregue a s.a Ana Paula da ervideira pela câmara do pintinho e o Huguinho é mesmo de valor!!! Será que os outros cidadãos também têm direito ?

 
At 24 de outubro de 2013 às 17:54, Anonymous Anónimo said...

Não tinha quaisquer dúvidas de que o PSD seria arrasado, sucumbindo a dois anos terríveis para o país.

Mas, para minha surpresa, a hecatombe anunciada afinal não aconteceu.

É certo que o PSD perdeu muitos votos e muitas câmaras.

Mas a surpresa não foi essa: foi ter ganho ou defendido tantas capitais de distrito: Bragança, Braga, Guarda, Aveiro, Viseu, Santarém, Faro e Ponta Delgada; ao todo oito, mais uma do que o PS.

A surpresa foi, ainda, os partidos do Governo terem um total nacional de votos aproximadamente igual ao do Partido Socialista.

A surpresa foi o PS não ter conquistado o Porto ou Aveiro, e ter perdido Braga, Guarda, Évora e Beja.

A surpresa, finalmente, foi o PS, numa conjuntura tão favorável, ter descido em número de votos relativamente ao seu resultado das últimas autárquicas.

 
At 24 de outubro de 2013 às 18:00, Anonymous Anónimo said...

Dizer-se que há uma maioria de esquerda, é uma perfeita falácia. O PCP e o BE que fazem cá tanta falta como a fome, odeiam mais o PS do que o PSD ou o CDS. E se por uma hipótese puramente académica o PCP ou o BE, ou os dois em conjunto, se unissem ao PS para formar um governo de maioria, o que aconteceria a Arménio Carlos, Ana Avóila, Mário Nogueira e tantos outros cujo único trabalho é a agitação das massas populares que pouco utilizam a cabeça para pensar? Já agora e recuando uns aninhos, não nos esqueçamos do conceito de democracia manifestado pelo PCP e afins, quando em 1975 cercaram com o apoio dos trabalhadores da construção civil a Assembleia da República. E convém também não nos esquecermos da célebre profecia (por acaso enganou-se) do democrata Álvaro Cunhal: nunca há-de haver uma democracia parlamentar em Portugal.

 
At 30 de outubro de 2013 às 20:22, Anonymous Anónimo said...

Podemos ver que a pessoa que escreveu
os dois últimos comentários, sobre o score eleitoral do PSD, ainda vive com uma pala à frente dos olhos. Das duas uma ou não vive há cerca de trinta anos, neste País ou sofre de um caso grave de masoquismo psiquiátrico.Só desta forma pode ignorar e assobiar para o perante a actuação do pseudo-presidente Cavaco Silva, do seu desempenho enquanto primeiro ministro, assim como dos restantes governos PSD. Em Portugal nunca foi dada uma verdadeira oportunidade á esquerda.Temos vivido continuamente entre entre a corrupção, o caciquismo, o clientelismo e a roubalheira do PS e do PSD. Com este tipo de mentalidade não chegaremos a lado nenhum. Sugiro ao anterior comentador que desça à terra, e perceba em que sítio do planeta está.

 
At 31 de outubro de 2013 às 10:42, Anonymous Anónimo said...

deram uma oportunidade a seguir ao 25 de abril e só roubaram, ainda mais que estes de agora.

destruiram a agricultura, pilharam herdades e os cabeças das agrárias ficaram ricos.

aqui no concelho e em avis também deram oportunidades, nesta terra era uma miséria, avis ainda continua a ser um dos concelhos mais atrasados do pais.

querem uma oportunidade para ficarmos iguais a cuba e à venezuela.

você é que tem grandes palas e é um atrasado. existe algum país comunista que seja democrático e que as pessoas tenham alguma dignidade?

No mundo são todos, ou quase todos burros e o senhor é que é um iluminado.

quanto aos governos do Cavaco, nunca vivemos melhor neste país do que nessa altura, os números falam por si.

Vá estudar.

 
At 2 de novembro de 2013 às 05:58, Anonymous Anónimo said...

Os governos do cavaco so serviram para criar o monstro que agora ninguém quer assumir. Choveram milhões num país de gente atrasada que os usou para coisas "essenciais" como jipes, casas de ferias e toda a espécie de mordomias. Agora as empresas não têm capacidade de competir e estão a viver nos jipes, pois as casas já foram vendidas. Comparo os governos do cavaco á reforma agraria do pos 25 de abril. Serviu para alguns se encherem de dinheiro enquanto o povo andava entretido a pensar que ia ficar a viver como o resto da europa. Pois bem, o dia seguinte chegou e tanto comunas como xuxalistas e laranjas, cada um na sua altura, tiveram e têm responsabilidades no estado a que chegámos. Mas o povo, continua ignorante e a acreditar que a culpa é dos países ricos como Alemanha e afins. Continuem assim que vão longe.

 
At 3 de novembro de 2013 às 19:26, Anonymous Anónimo said...

Por acaso existe um país muito astuto sim e desse partido apenas de nome infelizmente é quem nos está a sugar é a Alemanha!!!! Nada têm de tolos pois enviaram pra cá o dinheiro e agora têm.nos na mão. E continuamos a estar, o dinheiro dos contratos de reinserção têm de ser pagos por alguém!!!! E são os serviços públicos que estão a ser arrasados por completo, imaginem se as finanças tivessem ido para alter e não cá !?!!!! Já não tinha piada. Deixa que irá cá chegar os cortes mais ainda.

 
At 5 de novembro de 2013 às 23:32, Anonymous Anónimo said...

O comentário de 2 de Novembro de 2013 às 05:58 não podia estar mais correcto, pois é exactamente a opinião que tenho também sobre as causas reais da situação do nosso País!

 
At 7 de novembro de 2013 às 21:44, Anonymous Anónimo said...

Para os atentos os novos hangares situados no aerodromo estão entregues a uma empresa nova de nome G AIR GROUP e pesquisei um pouco e então não é que o nosso estimado Pinto conseguiu colocar o filho a trabalhar lá como relações públicas. Que interessante... eu só espero que para bem de alguns habitantes que conseguiram lá colocação tenham muita sorte

 
At 9 de novembro de 2013 às 18:02, Anonymous Anónimo said...

Pois..Pois...não é por acaso que tanto querem fazer ver que o Campo de aviação, é assim uma coisa tão boa !!!! para eles claro!!!
Ou será que os Capangas que tanto trabalharam nesta Campanha tambem vão apanhar alguma coisa.....

João Cipriana

 
At 9 de novembro de 2013 às 18:50, Anonymous Anónimo said...

Entao não colocou o sobrinho na valnorte?

 
At 14 de novembro de 2013 às 22:30, Anonymous Anónimo said...

Não os colocou na Câmara para não dar tanto nas vistas.Assim até ficaram melhor.

 
At 23 de novembro de 2013 às 20:43, Anonymous Anónimo said...

Claro.Mas como tudo se sabe......

 
At 1 de janeiro de 2014 às 20:00, Anonymous Anónimo said...

ganha p.s perde p.s.d ganha p.s.d perde p.s resultado final verdadeiro do p.c.p. feita a justiça do povo

 
At 1 de janeiro de 2014 às 20:00, Anonymous Anónimo said...

ganha p.s perde p.s.d ganha p.s.d perde p.s resultado final verdadeiro do p.c.p. feita a justiça do povo

 

Enviar um comentário

<< Home